Como se adaptar à nova versão do Google Analytics 4 (GA4)

Como se adaptar à nova versão do Google Analytics 4 (GA4)

 

O Google Analytics 4 será a nova versão do Google Analytics, que substituirá a versão atual. Desde 2019, quando o Google anunciou mudanças em sua ferramenta de análise de dados, o mercado digital vem repercutindo essa notícia. A implementação está ocorrendo gradualmente e é importante começar a se adaptar. Para quem tem um site ou aplicativo móvel, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para análise de relatórios sobre acessos e desempenho de estratégias. O Universal Analytics era a última versão, mas agora será substituído pelo GA4, que oferece melhorias nos relatórios e na coleta de dados, com foco na privacidade dos usuários e análises multi-plataforma.

O que é o Google Analytics? Saiba mais sobre essa ferramenta

O Google Analytics é um serviço de análise de dados fornecido pelo Google que permite aos usuários rastrear e entender o comportamento dos usuários que interagem com um site ou aplicativo móvel. A própria ferramenta fornece informações valiosas sobre o comportamento dos usuários, como o número de visitantes, as páginas mais populares, a duração média das visitas, as taxas de rejeição e muito mais.

A plataforma é gratuita e pode ser facilmente integrada a um site ou aplicativo por meio da inserção de um código de rastreamento exclusivo em todas as páginas de banho e tosa para cachorro agendar no site de um pet shop.

Isso permite que o Google Analytics rastreie todas as atividades dos usuários e colete informações úteis sobre seus comportamentos de navegação e engajamento.

Com base nas informações coletadas, os usuários podem entender melhor quem são seus visitantes, de onde vêm e como estão se engajando com o conteúdo do site de uma fabricante de coluna de gesso romana ou aplicativo.

Essas informações podem ser usadas para ajustar a estratégia de marketing e melhorar a experiência do usuário, o que pode levar a um aumento nas conversões e vendas.

O Google Analytics também oferece recursos avançados, como a integração com o Google Ads e o Google Search Console, que permitem aos usuários entender melhor como as campanhas de publicidade e busca estão trabalhando e se estão impactando as visitas.

Além disso, com a nova versão do Google Analytics, o GA4, os usuários terão acesso a recursos ainda mais avançados para analisar as páginas, o que beneficia uma clínica especializada em tratamentos de vício.

Esses são a análise multi-plataforma, que permite rastrear a interação do usuário em vários dispositivos e plataformas, e o foco na privacidade dos usuários, que garante que os dados coletados estejam em conformidade com as políticas de privacidade e proteção de dados.

Como fazer a migração para o Google Analytics 4?

Para realizar uma migração de forma prática para a mais nova versão do Google Analytics, o GA4, é necessário seguir alguns passos essenciais.

O primeiro deles é pensar na estrutura da conta, já que cada versão possui modelos de dados diferentes. Depois, basta acessar o painel do GA e selecionar a conta desejada nas “configurações de administrador”.

Na coluna propriedade, é possível encontrar a opção assistente de configuração do GA4, onde o usuário deve clicar em primeiros passos e seguir para a opção quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4.

Dessa forma, é imprescindível criar um fluxo de dados para identificar a origem das informações a serem analisadas pela plataforma, sendo indicado um fluxo de dados da Web, do iOS e outro do Android, um por conta.

Quais são os principais benefícios do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 apresenta diversas funcionalidades que podem ser úteis para o marketing de qualquer empresa. A seguir, serão analisadas algumas das principais vantagens do GA4 e como elas podem ser aplicadas.

  • Uso do Machine Learning
  • Maior privacidade segundo a LGPD
  • Mensurar dados com base em eventos

A Matriz Digital desenvolve um site com baixo custo para sua empresa e atendendo todas as demandas que o Google exige para criação.

Entre em contato conosco.