Como se adaptar à nova versão do Google Analytics 4 (GA4)
O Google Analytics 4 será a nova versão do Google Analytics, que substituirá a versão atual. Desde 2019, quando o Google anunciou mudanças em sua ferramenta de análise de dados, o mercado digital vem repercutindo essa notícia. A implementação está ocorrendo gradualmente e é importante começar a se adaptar. Para quem tem um site ou aplicativo móvel, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para análise de relatórios sobre acessos e desempenho de estratégias. O Universal Analytics era a última versão, mas agora será substituído pelo GA4, que oferece melhorias nos relatórios e na coleta de dados, com foco na privacidade dos usuários e análises multi-plataforma.
O que é o Google Analytics? Saiba mais sobre essa ferramenta
O Google Analytics é um serviço de análise de dados fornecido pelo Google que permite aos usuários rastrear e entender o comportamento dos usuários que interagem com um site ou aplicativo móvel. A própria ferramenta fornece informações valiosas sobre o comportamento dos usuários, como o número de visitantes, as páginas mais populares, a duração média das visitas, as taxas de rejeição e muito mais.
A plataforma é gratuita e pode ser facilmente integrada a um site ou aplicativo por meio da inserção de um código de rastreamento exclusivo em todas as páginas de banho e tosa para cachorro agendar no site de um pet shop.
Isso permite que o Google Analytics rastreie todas as atividades dos usuários e colete informações úteis sobre seus comportamentos de navegação e engajamento.
Com base nas informações coletadas, os usuários podem entender melhor quem são seus visitantes, de onde vêm e como estão se engajando com o conteúdo do site de uma fabricante de coluna de gesso romana ou aplicativo.
Essas informações podem ser usadas para ajustar a estratégia de marketing e melhorar a experiência do usuário, o que pode levar a um aumento nas conversões e vendas.
O Google Analytics também oferece recursos avançados, como a integração com o Google Ads e o Google Search Console, que permitem aos usuários entender melhor como as campanhas de publicidade e busca estão trabalhando e se estão impactando as visitas.
Além disso, com a nova versão do Google Analytics, o GA4, os usuários terão acesso a recursos ainda mais avançados para analisar as páginas, o que beneficia uma clínica especializada em tratamentos de vício.
Esses são a análise multi-plataforma, que permite rastrear a interação do usuário em vários dispositivos e plataformas, e o foco na privacidade dos usuários, que garante que os dados coletados estejam em conformidade com as políticas de privacidade e proteção de dados.
Como fazer a migração para o Google Analytics 4?
Para realizar uma migração de forma prática para a mais nova versão do Google Analytics, o GA4, é necessário seguir alguns passos essenciais.
O primeiro deles é pensar na estrutura da conta, já que cada versão possui modelos de dados diferentes. Depois, basta acessar o painel do GA e selecionar a conta desejada nas “configurações de administrador”.
Na coluna propriedade, é possível encontrar a opção assistente de configuração do GA4, onde o usuário deve clicar em primeiros passos e seguir para a opção quero criar uma nova propriedade do Google Analytics 4.
Dessa forma, é imprescindível criar um fluxo de dados para identificar a origem das informações a serem analisadas pela plataforma, sendo indicado um fluxo de dados da Web, do iOS e outro do Android, um por conta.
Quais são os principais benefícios do Google Analytics 4
O Google Analytics 4 apresenta diversas funcionalidades que podem ser úteis para o marketing de qualquer empresa. A seguir, serão analisadas algumas das principais vantagens do GA4 e como elas podem ser aplicadas.
- Uso do Machine Learning
- Maior privacidade segundo a LGPD
- Mensurar dados com base em eventos
A Matriz Digital desenvolve um site com baixo custo para sua empresa e atendendo todas as demandas que o Google exige para criação.